<$BlogRSDURL$> Seis meses em Milão <body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar/11298113?origin\x3dhttp://erasmus-milao.blogspot.com', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
Erasmus
venerdì, luglio 22, 2005

Carga horária

Para os mais distraídos, que ficaram com a ideia ALTAMENTE ERRADA (cof) de que só vamos para Itália para andar na borga seis meses, desenganem-se!

Ao consultar os horários do ano passado cheguei à conclusão que temos 8 horas de aulas de cada cadeira (5 teóricas e 3 práticas), ou seja 24 horas semanais!!!!

Considerando que cá tínhamos 25 horas, ou mesmo 20, dependendo dos semestres (e mesmo dessas só íamos a 4 ou 6 horas), pode-se dizer que é um horário muitíssimo sobrecarregado!

Tudo bem que cá trabalhamos 7 dias por semana, 48 semanas por ano e lá não vamos ter projectos, nem trabalhos extra-aula, e os exames são orais, e... errr... pronto, tá bem, vai ser a balda total.

giovedì, luglio 21, 2005

Viagens

Para grande surpresa minha, recebi hoje um e-mail do Politecnico di Milano, com o assunto "Politecnico di Milano - acceptance!" e que passo a transcrever:
Dear student,
I am glad to confirm that you have been accepted by Politecnico di Milano to take part in the Socrates/Erasmus exchange program during the academic year 2005-2006.

For more information about the academic calendar you can take a look at the website:
http://www.polimi.it/didattica/altre_informazioni/

You need to get in contact with me at Studesk2 (Piazza Leonardo da Vinci, 32 – 20133 Milano – Padiglione Nord – Piano Terra) for administrative formalities (including your registration) when coming to Milano .

I am sending some general information about our University and the town.
Please, do not hesitate to contact me for any other details.

My best regards,

Ciao
Clara

Fiquei assim a saber que as aulas so começam a 3 de Outubro (só para meter nojo a certas pessoas) e a época de exames acaba a 11 de Março.

Assim sendo, os "Esparguetes Milaneses" como nos chama o nosso querido amigo Lundiano, ao fim de longos dias de pesquisa em várias agências de viagem, acabaram por comprar as viagens da primeira ida e volta, para os dias 20 de Setembro e 21 de Dezembro.

Agora já não há volta a dar, vamos ter mesmo de ir! :)

sabato, luglio 16, 2005

Última Papelada

Terça de manhã pelas onze horas lá fomos nós outra vez ao SRI entregar os últimos papéis preenchidos. O Diogo também foi, mas ainda para entregar a Ficha de Candidatura!

A mulher do SRI já o tinha dado como "caso perdido", ou seja, já pertencia à lista das desistências não formais. No entanto, foi logo desfeito o equívoco e não houve problema nenhum.

Foi-nos dito que em princípio havia bolsas para todos e que nos iam tentar pagar logo no início (lá para Outubro) o que é simplesmente fantástico!

A seguir, fomos todos contentes à Tagus saber os preços das viagens para Milão e o melhor preço que nos conseguiam era 176€ na TAP! Sinceramente pensei que os descontos para estudantes fossem melhores...

Agora nesta semana que vem ainda é preciso fazer muita coisa, mas a principal é mesmo marcar as viagens. Ainda estamos à espera da resposta das residências para saber se temos lugar ou não, mas já mandei imensos e-mails para pessoas que alugam quartos a estudantes (nunca fiando!).

Faltam ainda dois meses para irmos, pode parecer pouco mas passa num instante, temos de nos apressar a tratar de tudo!

domenica, luglio 10, 2005

Aceitação Formal

Dia 1 de Julho, pelas 9h30 da manhã estava eu e o Bernardo à porta do SRI, juntamente com o Miguel para averiguar se já tínhamos sido aceites pelas respectivas Universidades de destino.

Para começar bem, a Drª Sofia informou-nos que não tínhamos sido aceites formalmente pelo Politécnico de Milão, nem iríamos ser, uma vez que eles dizem que nunca recebem nada, apesar de ela ter o comprovativo do fax e reenviar os documentos trezentas vezes (mas também nunca põem qualquer tipo de entrave quando os alunos lá chegam.) Segundo o que ela disse "é um caso muito especial" e ao que parece acontece o mesmo todos os anos.

Trouxemos uma data de papelada para preencher: procurações, declarações, actualização de contactos, relatórios de partida e de chegada, formulário para o cartão europeu de saúde, etc...

Bem, já que tínhamos perdido a manhã para ir tratar das coisas de Erasmus demos um salto à Loja do Cidadão para tratar do cartão de saúde. Em cinco minutos ficámos despachados!

Agora é preencher a papelada, ir lá entregar e ultimar os preparativos para a partida: tratar do alojamento e marcar as viagens.

Ah, e temos de passar no SRI antes de partir para levar fotocópias dos nossos processos, por causa do tal "caso especial". Fantástico! E ainda nos queixamos da desorganização portuguesa! Pela amostra, já estou a ver que os italianos não são melhores...